Vidro Pintado: Elegância e Funcionalidade

Conforme dito no artigo anterior, os vidros são materiais cada vez mais utilizados na construção civil para diversos fins. Hoje há uma variedade tão grande deste material, que fica impossível falar de todas elas num único artigo. Neste, eu abordo sobre vidros serigrafados ou esmaltados.

É habitual hoje em dia a utilização de vidros para divisórias internas e externas de ambientes. Há vários tipos de vidros utilizados para esta finalidade, os mais comuns são os temperados, de 8 ou 10mm, para divisórias com juntas secas, ou seja, que não possuem complexas estruturas em sua composição e os laminados, geralmente de 6mm, para estruturas complexas, como representado nas fotos a seguir:

divisorias-vidro-simples

Divisória de Vidro com estrutura simples

divisorias-vidro-complexa

Divisória de Vidro com estrutura complexa

Em algumas situações, no entanto, seja estética ou funcional, faz-se necessário um tipo diferente de vidro, que poderá ter como função bloquear a visão interna de um ambiente em específico, deixa-lo com meia visão, ou mostrar algum desenho, foto ou logo de uma empresa impresso no vidro. Em alguns banheiros públicos, por exemplo, é cada vez mais comum a utilização deste material para a divisão dos espaços dos vasos sanitários.

Os vidros serigrafados e esmaltados são pintados com esmalte cerâmico, um tipo de tinta vitrificada, que depois passam por um processo de têmpera. Oferecem funcionalidade e estética. Hoje são encontrados em muitos locais, incluindo residências e ambientes corporativos. Eles podem ser utilizados em diversas situações, como em divisórias e revestimentos de paredes, de acordo com projetos específicos. São materiais com custos relativamente baixos quando comparados aos vidros laminados com PVB colorido e funcionalmente atendem tão bem quanto eles.

O vidro modelo persiana (vide foto) é um dos mais utilizados no mercado. No entanto, a serigrafia pode ser personalizada, possibilitando diversos tipos de desenho, para melhor se adequar ao projeto proposto.

Entre suas principais vantagens estão segurança, facilidade de limpeza, estética e personalização.

divisorias-vidro

Fonte:

http://www.hansenglass.co.uk/products/ceraphic-screen-printed-glass/

http://cs-product-review.net/wp-content/uploads/2011/08/Enamelled-Screen-printed-glass.jpg

http://www.visiongraphics.com.au/images/display_gallery/030_Printed%20Glass%20Films.jpg

Por Roberto Galvão